Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/11/2017

Dia de Campo sobre Floresta Plantada em Ouro Preto do Oeste é realizado com sucesso

Empresa inglesa e comerciante da Costa Rica participaram do Dia de Campo sobre Floresta Plantada em Ouro Preto do Oeste

Dia de Campo “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”, foi realizado no dia 10 de novembro, o evento contou com diversas palestras durante o período da manhã, e uma visita técnica a uma lavoura de Teca na cidade de Ouro Preto do Oeste. Mais de 100 produtores e técnicos participaram do Dia de Campo.

A atividade voltada ao cultivo de floresta plantada foi organizada pelo Governo do estado, através da parceria envolvendo SEDAM e EMATER, com o apoio da ARFLORA - Associação Rondoniense da Floresta Plantada. Ivo Jerônimo, diretor Executivo da ARFLORA apresentou o histórico da Floresta Plantada em Rondônia, com ênfase para a regulamentação em maio de 2011 por iniciativa do ex-deputado estadual Jaques Testoni, culminando com a edição do Decreto nº 15.933 e Instrução Normativa nº 01/SEDAM/2011.

Naquele ano ainda foi criado a ARFLORA no mês de novembro e em 2012 foi realizado em Vilhena o 1º Seminário Campo “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”, evento que foi sucedido pelo 2º e 3º Seminários em 2014 e 2016, respectivamente. Em outubro de 2012, foi criada a Coordenadoria de florestas Plantadas na SEDAM, passando a ser o foro de encaminhamento para produtores e consumidores.

Em 12/05/2016, Rondônia foi o primeiro estado da federação a promulgar uma lei específica para a “Política agrícola para Florestas Plantadas” (Lei Complementar nº 873). Ato contínuo, já previsto pela Lei, é instalado o CONSEPAF (Conselho Estadual da Política Agrícola para Floresta Plantada), instância que hoje centraliza todas as ações para que se consolide a Floresta Plantada efetivamente como uma agricultura, e assim seja entendido por técnicos, produtores e industriais.

O Consultor Florestal Adilson Pepino apresentou a palestra sobre o cultivo da Teca (Tectona Grandis), árvore exótica oriunda da Índia e que em Rondônia encontrou um habitat interessante, sendo a região que mais cresce no mundo. Esta cultura é altamente lucrativa, sendo muito superior à pecuária, quando se busca a média nos 16 a 20 anos de corte final.

O representante da Geen, empresa inglesa com sede em Jaru que está focada na produção e exportação de Teca, discorreu sobre o comércio de Teca. Ao final, apresentou o plano da empresa Green de fazer parcerias com os Produtores, financiando o plantio com apoio técnico.

Finalmente o Gerente do BASA de Ji-Paraná apresentou minuciosamente as linhas de créditos para financiamento de Florestas Plantadas.

Após o almoço, todos seguiram para a visita técnica ao plantio de Teca aos fundos da EMBRAPA de Ouro Preto, onde foi esclarecido todas as dúvidas dos produtores. Esteve presente também um Técnico e comerciante que veio da Costa Rica, pequeno país da América Central que detém mais plantio do que o Brasil.

O Dr. Edgard Cardoso, coordenador do evento mostrou-se satisfeito e declarou que serão realizados mais eventos como este em outras regiões de Rondônia, pois o objetivo é divulgar e viabilizar o plantio de árvores com fins comerciais como mais uma atividade de fácil manejo e muito lucrativa que certamente vai beneficiar o homem do campo. Colaboração: ARFLORA

Fonte: www.correiocentral.com.br