Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/11/2017

Deputado Marcelino Tenório participa do Dia Especial de Bovinocultura Leiteira e reafirmar o compromisso com o setor

Deputado e o prefeito Vagno Panisoly prestigiaram o Dia de Campo da EMATER em uma propriedade de Ouro Preto

Aconteceu no município de Ouro Preto do Oeste, o Dia Especial de Bovinocultura de Leiteira. O evento foi organizado pelo escritório local da Emater/RO e foi realizado na propriedade rural do produtor rural Roberto Trindade de Resende Geraldo, Sitio Paraíso, localizado na RO 470 (conhecida como Linha 81), lote 25-C, gleba 15, zona rural da e reuniu diversas autoridades ligadas ao setor produtivo e produtores rurais de toda região. O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP), esteve participando durante todo o transcurso do Dia Especial que teve três palestras abordando a pecuária leiteira e suas demandas e perspectivas no cenário sócio/econômico. O foco principal do evento foi levar aos participantes palestras temáticas dentro da realidade e necessidade do momento pelo qual atravessa a pecuária leiteira, orientando os produtores sobre técnicas de manejo e gestão que contribuirão para redução do custo de produção da atividade leiteira.

 

Com um plantel de 19 matrizes em ordenha, a propriedade do Senhor Roberto Trindade, tem uma produção diária de 210 litros. Através de assistência técnica da EMATER, o produtor rural implantou na propriedade que é uma referência, um projeto de manejo rotacionado, objetivando a melhoria da produtividade leiteira, inclusive é feita suplementação com ração em coxo, para animais com produção acima de 10 litros de leite/dia o local funciona a agroindústria Rirr que industrializa e comercializa no comercio e nas escolas leite pasteurizado.

 

Através do Gerenciamento da propriedade, e do Balanceamento de precisão na nutrição animal, aumento da produtividade com o uso de variedades produtivas, e o manejo correto das pastagens de inverno, além da garantia da reprodução dos animais através do bom manejo reprodutivo e sanitário dos animais. Disseminar conhecimentos e favorecer o acesso aos produtores, de forma que consigam melhorar os rendimentos das propriedades rurais e, consequentemente, a qualidade de vida, são os motivos que levaram o Governo do Estado por meio do escritório local da Emater/RO a escolher a propriedade do casal Roberto Trindade e Izabel Silveira Resende, para realizar o evento, segundo pontuou coordenador o médico veterinário Vinicius Cruz.

 

O deputado Marcelino Tenório uma voz atuante na Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO, em defesa do homem do campo disse que o Estado de Rondônia tem um potencial enorme no seu setor produtivo, e para tanto o Governo do Estado através dos seus órgãos competentes vem implantando políticas públicas capaz de fortalecer e aperfeiçoar meios para que o homem do campo seja valorizado. Segundo o parlamentar a Emater/RO tem a missão de contribuir com o desenvolvimento da agricultura e facilitar a vida do agricultor para que ele produza com qualidade pensando no desenvolvimento sustentável. “Alimentar as pessoas sem destruir o planeta é o maior desafio da agricultura. As atividades realizadas no campo merecem mais respeito e atenção, pois são importantes fontes de emprego e geração de renda. O exemplo estamos tendo aqui na propriedade da família do Sr. Roberto Trindade que tem uma área que é tida como referência o que prova Rondônia estar no caminho certo, mas é preciso que cada produtor faça a sua parte produzindo com qualidade que certamente terão o valor agregado”, disse o deputado que mais uma vez reafirmou o seu compromisso com o setor produtivo e colocou o seu gabinete a disposição juntamente com sua equipe de trabalho.

Fonte: Assessoria