Correio Central
Voltar Notícia publicada em 16/04/2015

Deputado Marcelino intermedia reunião da Conab com CMDRA e implantar o PAA em OPO.

O agricultor Tarcísio Ângelo Leandro, 51, que reside no travessão 12 da RO470 saiu animado do encontro e esperançoso que vai negociar a sua produção de inhame e batata doce pelo PAA.

Fiel a sua bandeira de campanha, de apoiar o setor da agricultura, o Deputado Marcelino Tenório tem feito muitas ações para fortalecer este setor. 

A ação mais recente foi  o convite feito à Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB juntamente com o CMDRA do municipio de Ouro Preto do Oeste para apresentar o PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA, que irá beneficiar os produtores rurais de Ouro Preto, Vale do Paraíso, Nova União, Teixeirópolis, Mirante da Serra e Urupá. 


O objetivo da reunião, ocorrida no auditório da Associação Comercial (Aciop), foi para firmar o Termo de Adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que permitirá a comercialização direta de produtores da agricultura familiar com a Conab. 

  

O PAA é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A Conab enviou a Ouro Preto do Oeste o técnico Valter Custódio Jorge e o agrônomo Diego Aguirregaray Fernandes Viana que explicaram aos representantes das associações todos os procedimentos a serem tomados para montagem dos projetos de entrega de alimentos para o PAA da Conab. 

  

O grande diferencial é a forma de comercialização diretamente com o produtor pela modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). O limite de compra é de R$ 8.000,00 por produtor com Dap e de até R$ 2 milhões para associações. Nessa modalidade os alimentos adquiridos dos produtores familiares são doados para Escolas públicas, creches, entidades, hospital e etc. 

  

O agricultor Tarcísio Ângelo Leandro, 51, que reside no travessão 12 da RO470 saiu animado do encontro e esperançoso que vai negociar a sua produção de inhame e batata doce pelo PAA. Tarcísio melhorou a qualidade da sua produção, e vai colher em torno de 3.000 quilos de batata doce e 4.000 quilos de inhame. Edson Mozer,  presidente do CMDRA, disse que a participação de associações foi excelente e espera que o programa seja uma alternativa rentável na região. 

  

O deputado estadual Marcelino Tenório comentou que a abertura de compra pelo PAA da Conab também vai abrir oportunidades para agricultores familiares associados que produzem peixe, banana, horticultura, mandioca, café, yogurte, polpa de frutas e criam pequenos animais. 

 

Agradecemos a Conab, por ter disponibilizado seus técnicos que nos demonstraram como é fácil aderir a esse programa. Meu gabinete estará à disposição dos produtores e suas associações e vamos auxiliar vocês porque o recurso que mantém esse programa é do Governo Federal é nosso”, estimulou o deputado. 


Leia Também