Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/11/2015

Deputado Marcelino destaca a importância do II Simpósio Manejo Sustentável das Pastagens

Para o deputado, é necessário que se faça agora as correções no campo da pecuária de corte e de leite para equacionar atipicidades que possam comprometer no futuro a cadeia produtiva no estado.

O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto) discursou na abertura do II Simpósio Manejo Sustentável as Pastagens de Rondônia, durante a abertura do evento promovido no Centro de treinamento da Emater em Ouro Preto do Oeste, localizado na BR-364, no quilômetro 11.


O deputado ressaltou a importância do evento para o futuro da pecuária no estado e sobre como o governo estadual tem se esforçado para repassar aos criadores em geral as novidades para o setor, com emprego de tecnologia a favor dessa atividade que representa um dos pilares da economia de Rondônia. “Neste evento estão sendo mostradas as experiências que deram certo em cada uma das regiões efetivamente produtoras, e todas as ações bem sucedidas devem ser aplicadas onde ainda existe alguma deficiência, para que possamos consolidar a pecuária em Rondônia” apontou o deputado ouro-pretense.


Para o deputado, é necessário que se faça agora as correções no campo da pecuária de corte e de leite para equacionar atipicidades que possam comprometer no futuro a cadeia produtiva no estado. “Os especialistas estão apresentando alternativas que asseguram a sustentabilidade, o uso racional da água disponível e formas adequadas de adubação e suplementação para elevarmos a produção animal. Adotando essas práticas iremos avançar ainda mais, e colocar Rondônia no mesmo nível dos demais estados da federação”, convoca o deputado.


Na visão do parlamentar, a atividade pecuária em Rondônia alcança uma relevância econômica indispensável nos pólos em desenvolvimento, mas a formação de pastagens mal manejadas pode comprometer pode gerar em longo prazo a degradação ambiental e a perda de capacidade. “O governo com o arrojado programa de distribuição de calcário tem o objetivo de fazer a correção de solo para, entre outras, reduzir o passivo ambiental. E o manejo sustentável bem aplicado vem de encontro as demandas da cadeia produtiva da pecuária”, finalizou.  

 

Assessoria

 

 

 

Leia Também