Correio Central
Voltar Notícia publicada em 24/01/2015

Deputado Jaques Testoni vai continuar atuando no setor de floresta plantada

O deputado preside a Associação rondoniense dos Produtores e Consumidores de Floresta Plantada que tem o senador Valdir Raupp como vice-presidente. Jaques Testoni articulou junto ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa (ALE/RO) a aprovação da regularização da floresta plantada.

O deputado estadual Jaques Testoni (PSD – Ouro Preto) não saiu candidato a reeleição no último pleito, e concluirá seu mandato no final do mês de janeiro. O deputado vai deixar o Parlamento estadual, mas como empresário continuará incentivando o setor de floresta plantada que é promissor no estado.  


O deputado Jaques Testoni, é presidente fundador da Associação rondoniense dos Produtores e Consumidores de Floresta Plantada - ARFLORA, e o senador Valdir Raupp de Matos (PMDB) é o vice-presidente desta organização que surgiu para amparar o setor madeireiro de leis atualizadas, como a que permitiu a exploração e comercialização racional de árvores para fins comerciais.


No inicio de seu mandato, Jaques Testoni articulou junto ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa (ALE/RO) a aprovação da regularização da floresta plantada, através do Decreto nº 15.933/2011 e a Instrução Normativa nº 01/SEDAM/2011.   


Na opinião do deputado, o surgimento da ARFLORA serviu para determinar o verdadeiro potencial do estado no plantio de árvores para fins comerciais.


A lei regulamentando o plantio e a comercialização gerou novo ânimo à cadeia produtiva da madeira e inseriu o desenvolvimento florestal para fins comerciais, estimulando os investidores cada um com suas perspectivas e objetivos acerca da floresta. 


Quase toda a madeira liberada é da espécie conhecida como pinho cuiabano (paricá) também chamada de bandarra, madeira branca que serva para produção de laminas que formam o compensado.


Essa realidade trouxe um alento para as empresas laminadoras que passavam por dificuldades, na medida em que assegura o suprimento de matéria prima florestal em quantidade e com segurança institucional.


Dr modo que, o surgimento da ARFLORA contribuiu para tirar a imagem negativa que o setor madeireiro vinha tendo em razão da falta de legislação especifica como a da exploração das árvores que apodreciam na floresta e hoje movimentam a indústria madeireira.  


O deputado Jaques salienta a importância de discutir a participação de agentes financeiros com linhas de crédito especificas para a cadeia dos produtos florestais, bem como de estimular e promover os viveiros existentes no estado.


O panorama favorável da floresta plantada ainda propõe uma combinação intencional de árvores, pastagem e gado, numa mesma área ao mesmo tempo, aliando a atividade com o agronegócio. A idéia é que o estado possa incrementar a produtividade por unidade de área.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - Edmilson Rodrigues

Leia Também