Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/03/2014

Deputado Jaques Testoni destaca que a Floresta Plantada uma nova fonte de Renda em RO

Com a nova Legislação em 2012, obteve-se a liberação de 57 Processos de Florestas Plantadas e Regeneradas, com volume métrico próximo a 100 mil m3, em 2013, foi liberado 67 Processos de Florestas Plantadas e Regeneradas, volume métrico de 53.993,8807 m3.

De autoria do Deputado Estadual Jaques Testoni (PSD – Ouro Preto do Oeste), Rondônia passou a ter a partir de maio de 2011, uma legislação nova, eficiente, moderna, voltada para o setor de Floresta Plantada: o Decreto nº 15.933 de 19/05/2011, acompanhado pela Instrução Normativa 01/SEDAM/RO de 30/05/2011, que regularizou o corte das florestas plantadas e regeneração natural. 

O estado de Rondônia possui uma grande concentração de Laminadoras, e antes dessa nova Legislação existia muita burocracia para a extração e comercialização de Floresta Plantada, muitas delas estavam inativas por falta de matéria-prima, sem condições de prosseguir com suas atividades. 


Com essa nova Legislação em 2012, obteve-se a liberação de 57 Processos de Florestas Plantadas e Regeneradas, com volume métrico próximo a 100 mil m3, e em 2013, foi liberado 67 Processos de Florestas Plantadas e Regeneradas, correspondendo a um volume métrico de 53.993,8807 m3, segundo fontes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).


Hoje a realidade mudou. Várias Laminadoras voltaram a dar continuidade aos seus seguimentos, e toda a madeira comprovadamente autorizada para fins comerciais que foi liberada, foi destinada para o setor de laminação e lenha. 

“Com isso, o mecanismo da lei reabriu novos postos de trabalho e gerando renda para o produtor e sua zona de produção. A alternativa de renda oriunda da Floresta Plantada tem muito a contribuir para o progresso de Rondônia”, comemora o Deputado Jaques Testoni, que é o Presidente-fundador da ARFLORA (Associação Rondoniense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).

O Estado além dessa legislação incentivadora, articulada e executada através da Sedam em parceria com a equipe do Projeto Floresta Plantada, disponibiliza ao produtor rural informações sobre a nova Normatização – Plantio de árvores para fins comerciais e sobre o Novo Código Florestal - Lei 12.651. 

A equipe técnica da associação tem reunido grupos de produtores rurais em suas comunidades, e orientado nos procedimentos que devem ser tomados antes de iniciar o plantio de árvores para fins comerciais, e sobre a regularização de suas propriedades.


Diante dos números positivos da inclusão da Floresta Plantada no estado, o Deputado Jaques orienta: “Invista nessa nova fonte de renda em sua propriedade, faça como os produtores do município de Ouro Preto do Oeste e região, seja um grande empreendedor rural, e passe a ter uma propriedade planejada realizando a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)”.


Acesse a nossa FanPage: Plantar árvores em Rondônia é um grande Negócio.

AUTOR: ASSESSORIA

Leia Também