Correio Central
Voltar Notícia publicada em 13/10/2017

Comitiva de empresários da Etiópia em viagem de negócios a Rondônia visita Ouro Preto do Oeste

Empresários foram à Piscicultura Verde Vale, foram ao Graúna Resort e conheceram produtos oriundos de agroindústrias

Empresários da Etiópia estiveram visitando a cidade de Ouro Preto do Oeste na última quarta-feira (11), eles vieram a Rondônia prospectar oportunidades através de uma parceria com a Superintendência do Desenvolvimento (SUDER) com a Afrochamber, que é a Câmara de Comércio Afro Brasileira, com sede em São Paulo.

Acompanhados de Ricardo Latkani, eles foram recepcionados pela assessora do governo do Estado, Maria Geralda Pereira Alves Pereira, lotada no gabinete do governador Confúcio Moura, e os estrangeiros visitaram a Piscicultura Verde Vale, o Graúna Resort Hotel, a Saboaria Rondônia, e conheceram e degustaram produtos oriundos de agroindústrias da região.

Em entrevista ao site Correio Central, Ricardo Latkani, vice-presidente da Afrochamber, falou da receptividade equipe do governo e da Suder em Porto Velho, e que a vinda de empresários da Etiópia é fruto de um termo de cooperação entre o governo de Rondônia com a Afrochamber, a partir da vinda do embaixador da Namíbia ao estado, em maio, durante a Rondônia Rural Show.

A participação da Namíbia no evento em Rondônia resultou numa provocação que chegou a Etiópia, e empresário de lá sabendo o que houve entraram em contato com a Afrochamber que acionou a Suder, resultando na vinda dos empresários da Etiópia que viajaram mais de 12 mil quilômetros para conhecer o potencial produtivo no estado, em visitas de campo em Porto Velho, Ariquemes, Jaru e Ouro Preto do Oeste.

Antes de vir a Ouro Preto, a delegação visitou o Frigorífico Irmãos Gonçalves e o supermercado do Grupo, e segundo o vice-presidente da Afrochamber, eles ficaram impressionados. “A ideia é poder ver a possibilidade em buscar uma parceria com eles para desenvolver frigoríficos e manejo de gado e supermercados na Etiópia, pois os empresários ficaram muito animados com o que viram e esse é o verdadeiro exemplo de desenvolvimento para a Etiópia”, pontuou Latkani.

Para a Afrochamber, Rondônia pode, mundialmente, explorar seu potencial de forma a colocar não só a commodity, apenas o produto acabado, mas pode exportar tecnologia através de uma cooperação internacional de governo a governo, produzindo o incentivo necessário para que empresários rondonienses possam vender como produto a tecnologia aqui existente.

“Rondônia é um exemplo a ser seguido, eles têm o interesse de importar a tecnologia da criação de peixe, de manejo do gado, de desenvolvimento do gado leiteiro. Para vocês terem uma ideia, a produção média do gado leiteiro na Etiópia é de quatro litros, e aqui em Rondônia vocês conseguem mais de 20 litros”, exemplificou.

Para Latkani, a internacionalização do estado de Rondônia proporcionada pelo governo através da Suder é a oportunidade de fincar a bandeira do outro lado do mundo, em países que têm a necessidade de absorver esse suporte tecnológico de alto nível. “Rondônia é um exemplo para o mundo, vocês são mestres em fazer a diferença. Rondônia era um gigante adormecido e vocês fizeram esse gigante acordar-se e produzir-se. Está produzindo muito arroz, feijão, milho, peixe a carne e o leite”, elogiou.

Após as visitas à fazenda de piscicultura, a comitiva realizou uma visita a sede regional do governo do Estado em Ouro Preto, localizada na rua Getúlio Vargas, e foram recepcionados pela gestora Maria Araújo de Oliveira.  

ETIÓPIA

A Etiópia tem mais de 100 milhões de habitantes e é um dos países que mais crescem no mundo, nos últimos anos numa média de 10% ao ano, e conta com um rebalho de mais de 53 milhões de cabeças de gado.

COMITIVA CONHECEU PRODUTOS ORIDUNDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO

EMPRESÁRIOS FORAM LEVADOS A SEDE REGIONAL DO GOVERNO DE RONDÔNIA

REUNIÃO EM PORTO VELHO COM O VICE-GOVERNADOR DANIEL PEREIRA

VISITA AO GRAÚNA RESORT HOTEL EM OURO PRETO DO OESTE

PISCICULTURA VERDE VALE FOI UM DOS EMPREENDIMENTOS VISITADOS PELOS EMPRESÁRIOS

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também