Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/08/2015

Aspro lança Portoagro na próxima segunda-feira(31)

Os organizadores visam estimular o agronegócio regional, reunir em um só local, produtos e serviços que fomentem a produção rural e aquecer a economia do município nos setores do comércio, hotelaria, bares, restaurantese turismo.

A Associação dos Produtos Rural de Rondônia (Aspro) e a Associação Rural de Jaci-Paraná darão a largada oficial na próxima segunda-feira(31), para a realização da I Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho – Portoagro.

 

A feira vai colocar Porto Velho novamente no circuito de realização de eventos voltados a fomentação do agronegócio regional, com a exposição de produtos, realização de palestras técnicas, oficinas e a oferta de linhas de crédito diferenciadas ao produtor rural. O lançamento oficial da Portoagro, acontece nesta segunda-feira(31), a partir das 19h no Senac Esplanada.

 

Esta primeira edição da Portoagrovai acontecer no período de 24 a 27 de setembro, no Parque dos Tanques em Porto Velho com a entrada gratuita. São esperados nos quatro dias do evento, um público estimado de 60 mil pessoas. Os organizadores visam estimular o agronegócio regional, reunir em um só local, produtos e serviços que fomentem a produção rural e aquecer a economia do município nos setores do comércio, hotelaria, bares, restaurantese turismo.

 

Já estão confirmadas as presenças de expositores da área de máquinas,implementos agrícolas, veículos,  casas do ramo agropecuário, móveis e vários outros setores produtivos. Entre os expositores estão a Pronta Tratores, Guaporé Máquinas e Mamoré Máquinas, Saga,Raviera, Autovema, Rovema, Romancini Troncos e Balanças, Casa da Lavoura, Casa do Campo, Casa da Semente, Pica-Pau, Agroporto, Mesa Rosalino, Arte Ecoa,  Suco Quero Mais e tantas outras empresas.

 

Adélio Barofaldi, presidente da Aspro e grande idealizador da Portoagro, comenta que os organizados estão satisfeitos com a adesão maciça por parte dos setores produtivos de Rondônia. “Todos os setores produtores de Rondônia abraçaram este projeto grandioso que visa mostrar a força do agronegócio na região norte do estado”.  Ele comenta ainda que uma grande mobilização está sendo feita em conjunto com a Seagri, Idaron, Emater, Semagric paraestimular a participação dos produtores rurais  de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e de Itapuã D´Oeste.

 

Os produtores desta região é que são os grande responsáveis pelos números positivos do PIB da região norte do estado, portanto a necessidade que eles participem da feira  expondo seus produtos, mas, especialmente, que possam transferir tecnologia e aproveitar a extensa programação técnica voltada a área de conhecimento organizada pelaEmater, Sebrae, Idaron, Embrapa, Senar e Siscoop.

 

Além desse intercâmbio de produtos e projetos que estão dando certo no setor, a Portoagro vai oferecer taxas diferenciadas e prazos para análise de créditos mais céleres por meio dos bancos: Brasil, Basa, Caixa Econômica, Sicoob e Banco do Povo. 

 

A 1ª Portoagro tem como parceiros o Governo de Rondônia, Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Conder, Semagric, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, Basa, Banco do Brasil, Banco do Povo, Caixa Econômica, Fetagro,  Embrapa, Associação ABCZ, Sescoop/RO, Sicoob Norte e Sinpec.

 

Sobre a Portoagro

A 1ª Portoagro acontecerá na avenida Lauro Sodré,  no Parque dos Tanques no período de 24 a 27 de setembro e funcionará no horário das 14h às 22h. Com uma área total de 94 mil metros quadrados, os organizadores estimam um público nos quatro dias de aproximadamente 60 mil visitantes. A entrada será gratuita.

 

Nesta primeira edição, a Portoagro contará com 64 estandes para empresas do setor do agronegócio para os setores de:veículos, motores, serviços agropecuários, insumos, tratores, equipamentos e implementos agrícolas.

 

Também contará com espaço para 30 expositores de artesanato e mais 30 expositores de agroindústrias familiares, todos oriundos da mobilização da Emater, Idaron, Seagri e Semagric que envolverá produtores de agricultura familiar da região norte do estado (Itapuã D´Oeste, Candeias do Jamari,Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim).

Dentro da programação, serão realizadas oficinas de gastronomia com pescados; pirarucu,pintado e tambaqui para incentivar a produção, preparo e comercialização em Porto Velho.

 

A feira terá um viés social com os restaurantes sendo dirigidos por entidades sociais como é o caso da Apatox de Porto Velho e a Associação Casa Família Rosetta.

 

Os produtores que tiverem interesse em adquirir seu estande podem fazer contato com os organizadores da feira no seguinte endereço: avenidaCalama, 1383 - São João Bosco, Porto Velho;  pelos telefones (69) 3216-9610 - Samantha ou Andrea, (69) 9292-0069 (Aroldo), 8416-1030(Licério) e 9968-2560 (Nogueira), ou ainda pelo e-mail : [email protected]. Maiores informações no site oficial da feira  www.portoagro.org.br.

 

Eficaz Comunicação

 

Leia Também