Correio Central
Voltar Notícia publicada em 26/01/2016

Arroba do boi: por que os preços em Rondônia cederam mais?

PREÇO DA ARROBA DO BOI EM RONDÔNIA ESTÁ SENDO PRATICADO A 18 POR CENTO ABAIXO DO PREÇO DA BASE NACIONAL, QUE É O PREÇO PAGO EM SÃO PAULO. EM 2014 ESSA DIFERENÇA ERA DE APENAS 3 A 4 POR CENTO.

O médico veterinário Hyberville Neto, analista da Scot Consultoria requisitado do mercado da pecuária de corte em todo o País, apresenta em um vídeo publicado no site da conceituada empresa de consultoria, algumas considerações sobre a precificação do boi gordo em Rondônia e o alongamento do diferencial de base, que na pecuária é o desconto no preço da arroba fora de São Paulo.


Em resposta a um telespectador de Rondônia do canal de vídeos da Scot Consultoria, Hyberville fala sobre os motivos que levaram a diferença do preço da arroba do boi em Rondônia estar sendo comercializada a 18% abaixo do preço praticado em São Paulo, enquanto em 2014 a precificação era de apenas 3% a 4%.


O analista diz que um dos fatores é a baixa demanda interna verificada em 2015, e não restrita apenas a Rondônia, e também em razão do ajuste positivo em diversas regiões, afetando o mercado de Rondônia, Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. “Em Rondônia nós tivemos uma redução de 9% no número de empregados no setor frigorífico, o que demonstra esse ajuste. A diminuição da capacidade estática em funcionamento acaba afetando a demanda pro gado naquela região”, destaca o veterinário em trecho de sua palestra online.


Outro fator apontado por Hyberville Neto está relacionado ao fato de Rondônia ter uma parte importante do gado de corte ser destinado à exportação, que também caíram no último ano. O analista também faz avaliação da extensão do período de seca, e o excedente de produção do Estado de Rondônia, que nos últimos 5 anos teve uma média de crescimento de 10% do rebanho, enquanto o rebanho nacional cresceu de 3% a 4%. “Ou seja, a oferta proporcionalmente aumentou mais no estado”, pontuou.


Ao final, o consultor avalia que, associado a esses fatores está à presença de grandes grupos (frigoríficos) que possuem estratégias de precificação, estratégia de garantia e de ofertas mais elaboradas, e acabam influenciando pressionando mais o mercado.


A conjunção desses fatores em 12 meses gerou uma queda de 9% no preço da arroba em Rondônia enquanto na média nacional houve uma alta de 2% a 3%. Por Edmilson Rodrigues. 


Confira a análise de Hyberville Neto em vídeo abaixo:


Leia Também