Correio Central
Voltar Notícia publicada em 08/01/2016

Apesar da crise: Agropecuária vai seguir crescendo em 2016

O segmento se manterá com taxa positiva entre 1,0 por cento a 1,5 por cento de crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a economia como um todo já acumula um decréscimo.

Na avaliação do presidente do Sistema Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás), José Mário Schreiner, o setor agropecuário vai seguir caminhando na contramão da economia brasileira. De acordo com ele, as perspectivas são positivas para o ano que começa, apesar de um menor crescimento em relação a 2015.


“O segmento se manterá com taxa positiva entre 1,0% a 1,5% de crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a economia como um todo já acumula um decréscimo, até outubro do ano passado, na ordem de 3,2%, com tendência de agravar mais ainda”, declarou Schreiner ao Portal da SNA (Sociedade Nacional Agrícola).


“Ainda estamos plantando a primeira safra, em meio a um maior risco climático, em comparação com anos anteriores, devido às condições atípicas do El Niño e às inseguranças quanto ao comportamento do câmbio, que vem sustentando bons preços internos, uma vez que os preços externos, em dólar, estão bem aquém das médias históricas”, destaca ele, que também é vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Na visão do dirigente, “as perspectivas ainda são boas, principalmente para a soja e o milho, dado aos grandes volumes já vendidos antecipadamente. Acreditamos que deveremos, pelo menos, manter, ou até ter um pequeno crescimento no volume total da produção e no valor do PIB do setor.”

 

Fonte: Agrolink

Leia Também